O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar de integração regional e soberania durante a X Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) no sábado (21/3), em Bogotá, na Colômbia. No encontro, Lula destacou que os minerais críticos são uma nova oportunidade para que países da região possam crescer.
"Quem quiser explorar minerais críticos, que venha se instalar e produzir aqui. E gerar desenvolvimento aqui. Nós não somos mais países colonizados. Não abriremos mão de nossa soberania", disse o presidente, que já retornou ao Brasil.
A América Latina tem a segunda maior reserva de minerais críticos e terras raras do mundo. Desses minérios depende a fabricação dos chips, baterias e placas solares que dão corpo à revolução digital e à transição energética. Lula enfatizou que é justo que a América Latina e o Caribe tenham acesso a todas as etapas das cadeias de valor, desde a extração até o produto final, do beneficiamento à reciclagem.
Créditos:AFP
Leia mais:
https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2026/03/7381334-lula-fala-sobre-sobreania-e-cita-minerais-criticos.html
=================================================
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: www.youtube.com/@correio.braziliense
Siga o Correio Braziliense nas redes sociais:
Instagram - https://www.instagram.com/correio.braziliense/
Twitter - https://twitter.com/correio
Facebook - https://www.facebook.com/correiobraziliense/
=================================================