Os EUA estão tentando acabar com um dos programas médicos mais famosos do mundo, o de Cuba.
Os médicos cubanos chegaram ao Brasil, no programa Mais Médicos, em 2013. De lá para cá, têm trabalhado em regiões onde faltam médicos. Mas a verdade é que, há décadas, Cuba envia milhares de profissionais da saúde para dezenas de países.
E muitos deles estão em crise – seja na África, na América Latina ou até na Europa.Olha o caso da Itália: desde 2022, centenas de médicos cubanos atuam na Calábria – uma das regiões mais pobres do país e conhecida como “deserto médico” devido à falta de profissionais.
Bom, só que os EUA vêm pressionando os países que mantêm essa parceria a romper esses acordos – inclusive com ameaças de restrições de visto.