Acompanha ao longo de 7 anos, Fernando dos Santos, único sobrevivente que não esconde sua identidade, e José Vargas, advogado dos sem-terra, ambos alvos de ameaças da chacina realizada pela polícia do Pará contra trabalhadores sem-terra que acabaram resultando na morte de 10 deles. Os dois lutam por justiça de um crime que de maneira brusca é constantemente escondido pelo Estado. Além do caráter investigativo, o documentário se destaca pelo impacto visual e pela abordagem sensível, explorando as consequências humanas do massacre. Combina jornalismo investigativo e narrativa intimista para expor os desdobramentos da chacina e a luta pelo direito à terra.